top of page

Lançamento


É com muito orgulho que apresento a segunda edição do meu livro “Drenagem linfática manual no pós-operatório das cirurgias plásticas”.

O conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema linfático é essencial para a realização da técnica no pós-operatório, por isso inicio o livro com dois capítulos sobre o sistema linfático.

Assim como na primeira edição, nesta também abordo o tema sobre os retalhos cutâneos, pois é entendendo a fisiologia dos retalhos que entendemos todo o mecanismo do trauma cirúrgico, da formação do edema, da aderência do retalho e da recuperação do tecido. O profissional que trabalha com pós-operatório deve ter conhecimentos sobre as técnicas cirúrgicas realizadas pelo cirurgião plástico, para isso fiz uma série de seis capítulos sobre as principais técnicas cirúrgicas e como realizar a drenagem linfática no pós-operatório. Nesta segunda edição, além de uma revisão bibliográfica atualizada, inseri um capítulo sobre a autodrenagem, pois quando temos a colaboração do paciente em casa, podemos ter uma recuperação acelerada. E finalizo com um capítulo sobre noções básicas de um dos mais recentes recursos que potencializam a drenagem linfática, o taping linfático, também conhecido como linfotaping. Uma técnica, que quando bem aplicada, acelera a absorção do edema e equimoses e ainda previne possíveis fibroses.

Espero que esta obra seja de grande valia para a sua formação ou complementação de seus estudos.

O livro conta com o prefácio da minha colega e amiga Viviani Carrer, professora da graduação de Fisioterapia e coordenadora da pós graduação na PUC|PR.

Meu agradecimento em especial a Viviane Tannus, editora da revista “Estética com Ciência”, pelo apoio dado nesta segunda edição.

O livro será lançado em um dos maiores congressos de estética do Brasil, nos dias 21 a 24 de julho de 2016 em São Paulo, em uma parceria com a revista Estética com ciência.

Capítulos

1. Histórico da drenagem linfática

2. Anatomia e fisiologia do sistema linfático

3. Edema

4. Retalhos cutâneos

5. Drenagem linfática no retalho

6. Blefaroplastia

7. Ritidoplastia

8. Mamoplastia redutora

9. Prótese mamária

10. Abdominoplastia

11. Lipoaspiração

12. Taping linfático

13. Autodrenagem no pós-operatório

160 páginas

85 ilustrações – desenhadas

Boa leitura!

Posts em DESTAQUE
Posts RECENTES
Arquivo
TAGS
bottom of page