top of page

Taping em Cirugia Plástica - Quando remover o tape

Tape ou Taping?

Tape é a fita de tecido com a cola e Taping é a técnica utilizada.


Qual o dia ideal para remover o taping?

Não existe uma data/tempo especifico.

Cada paciente vai evoluir de uma forma e temos que acompanhar esta evolução.


Porém alguns pontos devem ser observados.

1. O Taping linfático aplicado no transoperatório pode ficar até 6-7 dias aplicado na região operada, porém com o passar dos dias, o estimulo de propriocepção

vai acomodando e o efeito diminui.

2. Quando o taping é aplicado na região operada já edemaciada, observamos que em 4 dias o edema diminui muito e por isso é interessante retirar, hidratar a pele e se necessário reposicionar no outro dia, assim reforçamos o estimulo e os resultados são melhores.

3. Se aplicamos um taping com o objetivo de absorver as equimoses, devemos sempre observar as “janelas”, os espaços entre uma tira e outra. A imagem 1 mostra regiões ainda com equimose. A imagem 2 mostra que as equimoses já foram absorvidas, então é hora de retirar.

4. Outro ponto importante é observar a aderência do tape. Se ele esta bem aderido, pode ficar mais uns dias, porém se estiver muito solto, melhor reposicionar.

5. Algumas cirurgias com drenagem aberta, podem sujar o tape. Se o paciente estiver liberado para o banho, tranquilo, pois o tape ficar limpo, caso contrário é melhor remover o tape das regiões próximas aos drenos abertos.

6. Se o objetivo é tratar as fibroses, é interessante em cada aplicação mudar o tipo de corte, pois assim aumentamos o estimulo de propriocepção e os resultados são melhores.




Quem deve retirar o tape?

Existe técnicas para retirar o tape sem agredir a pele e sem causar desconforto ao paciente, por isso, quem aplicou deve ser o responsável pela retirada do tape, principalmente se estamos falando na retirada do tape aplicado no transoperatório ou nos primeiros dias de pós-operatório.

No caso de um corte do tape para fibrose, o fisioterapeuta pode ensinar o paciente e retirar o tape em casa e posteriormente hidratara a pele.





Precisa usar um produto para remover?

Algumas marcas de tape tem mais cola que outras e aderem mais na pele. Esta aderência excessiva pode ser bom no sentido de que o tape ficará mais tempo aderido, porém será mais difícil a retirada, necessitando de uma umectação para que este solte com mais facilidade.

Os produtos a base de óleo, demaquilantes a prova d’agua, removedores de excesso de cera depilatória e a benzina são algumas das opções.

Eu particularmente uso uma marca de tape que tem cola na medida certa e consigo retirar o tape sem a necessidade de um produto.






ANGELA LANGE

Fisioterapeuta pela PUC PR 1991

Especialista em Dermatofuncional

Doutoranda em Ciências Biomédicas -Argentina

Autora de livros

Organizadora Jornada Internacional de Fisioterapia em Cirurgia Plástica

Mentora Certificação Fibrose Zero

Clinica privada - Curitiba PR





Posts em DESTAQUE
Posts RECENTES
Arquivo
TAGS
bottom of page